sexta-feira, 9 de setembro de 2011

EUDÓXIA, TU VIVES EM TUA POESIA! - Marcos Cavalcanti



Amigos Leitores,


Com muito pesar venho comunicar esta nota triste. A cultura de Santa Cruz e do Estado do Rio Grande do Norte amanheceu de luto nesta manhã de sexta-feira, 09 de setembro de 2011. Depois de vários dias internadas no Hospital Regional Aluízio Bezerra, a poetisa Eudóxia Ribeiro Damasceno, no alto de seus 89 anos, fragilizada por uma doença contra a qual lutou nestes últimos anos de sua vida, teve sua voz silenciada, despedindo-se de todos nós, seus amigos, parentes e admiradores.
A rua Cel. Ivo Furtado sente a morte da ilustre moradora da casinha verde, onde a poesia fazia morada ao seu lado.. Eudóxia nos deixou o Romanceiro “As tramas da Família Baianos”, romance inventivo, fruto do imaginário criativo e da sensibilidade poética desta grande poetisa. Também foi ela pioneira na literatura popular que exalta o Alto de Santa Rita, lançando o cordel “Louvor ao Alto de Santa Rita. Muitas outras poesias deixou-nos escrita em seus caderninhos de arame, além da obra inédita “A vida de Euclides”. Espero que a posteridade possa ver estes poemas publicados.
Eudóxia viveu voltada para poesia e para a sua religião, a católica, sendo devota fiel de Nossa Senhora de Fátima e amiga de todos os padres que passaram por esta paróquia, desde que fixou residência nesta cidade. Sua docilidade, sua educação, seu jeito humano e afável de tratar as pessoas eram marcas de sua nobre personalidade. Adorava a natureza e muitos de seus poemas retratam esse amor. Cultivava em seus pequeno jardim, muitas espécies de plantas e na vida cultivou com esmero o sentimento da amizade. Sou um destes amigos que hoje sente no íntimo a tristeza de tamanha perda.
Se em sua trajetória literária tivesse tido mais apoio, muitos teriam sido os romances inventados porque a poesia lhe saia do âmago com enorme facilidade. Se não se notabilizou no estado, a exemplo de uma Dona Militana, teve pelo menos o reconhecimento de uma importante instituição de nosso estado, o IFRN, que imortalizou a sua memória, rendendo-lhe a homenagem da comenda cultural Mestre Antônio da Ladeira, bem como colocando-a como destaque cultural do nosso estado, no seleto rol do Portal da Cultura Popular, o qual vale a pena acessar para um contato mais íntimo com a obra e o maravilhoso ser humano que ela era.
Sei que é lugar comum dizer que os artistas não morrem, uma vez que se eternizam por suas obras, mas não importa o lugar comum da frase quando se homenageia o incomum dos seres, àquela que por sua arte, por sua sensibilidade poética permanecerá viva em nossas mentes, em nossos corações.
Receba Eudóxia a homenagem de todos nós que fazemos a ASPE, você que era membro afetiva de nossa entidade, e tenha a certeza de que zelaremos por sua memória, pelo tesouro cultural que você representa e nos legou por suas palavras, por sua doce poesia.

Santa Cruz-RN, 09/09/2011.

Marcos Cavalcanti




Um comentário:

  1. You can certainly see your expertise within the article
    you write. The arena hopes for more passionate writers such as you who aren't afraid to say how they believe. Always go after your heart.

    Feel free to visit my web site ... recipes

    ResponderExcluir